Videogames do Game Station divertem as crianças com câncer assistidas pelo GAC-PE

Em parceria com a Rede Game Station, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) instalou jogos nos corredores das enfermarias do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, onde o grupo atua, no Recife. Além do lazer, a iniciativa tem objetivo de humanizar o tratamento do câncer infantojuvenil, através dos games e outros equipamentos lúdicos.

Para a psicóloga do GAC-PE, Divamar Albuquerque, a criação desses espaços contribui com a rotina de tratamento e tem impactos positivos na recuperação dos pacientes. “Criar um espaço lúdico no hospital é de fundamental importância, pois possibilita uma melhor aceitação dos pequenos à doença e ao tratamento. Isso facilita na adaptação ao ambiente hospitalar, que deixa de ser visto como um lugar de sofrimento”, explica. “A instalação dos games encheu de alegria os nossos pacientes e alegria é o melhor remédio para qualquer doença, aumenta a imunidade e contribui para uma melhor recuperação”, complementa.

O Game Station disponibilizou duas atrações de tempo livre para que os pacientes experimentassem a diversão sem sair da enfermaria. A brincadeira atende desde crianças pequenas com um kiddie no formato de carro, que proporciona a sensação de aventura e liberdade, e ainda é capaz de estimular a imaginação. Já para os adolescentes, foi disponibilizada uma máquina de vídeo multijogos, com dois players. O game estimula a interação, cognição e aprendizado dos jogadores.

Dhiego Pereira, de 18 anos

Diagnosticado com osteossarcoma (tumor ósseo), Dhiego Pereira, de 18 anos, ficou surpreso com a chegada dos jogos ao hospital. “Eu gostava muito de jogar com os meus amigos, antes de me internar. Agora, vou poder me divertir enquanto faço o tratamento”, comemorou. A mãe do paciente, Simone Pereira, vê a novidade como um ponto positivo para aliviar a dura rotina hospitalar. “Ajuda ele a passar o tempo, ao invés de ficar só deitado, desanimado. O videogame traz mais ânimo para eles e eu fico muito feliz vendo meu filho e outras crianças se divertindo”, finaliza.

Foto: Ray Evllyn/ GAC-PE