Fevereiro Laranja

O Fevereiro Laranja é o mês de conscientização aos sinais e sintomas da leucemia, doença maligna dos glóbulos brancos de origem desconhecida. A principal característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea. A campanha de conscientização foi sancionada em 2019 e, desde então, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE) informa a população sobre o câncer e seus tipos, além de reforçar o diagnóstico precoce, pois, com ele, as taxas de cura aumentam.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), há mais de 10 tipos de leucemia, mas os quatro principais são: leucemia mieloide aguda (LMA) – mais comum no adulto, leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfóide aguda (LLA) – mais frequente em crianças, correspondendo a 26% de todos os tumores malignos – e leucemia linfóide crônica (CLL). Cada tipo conta com um diferente tratamento que pode ser transfusão de sangue, quimioterapia e transplante de medula óssea.

De acordo com a médica oncologista pediátrica e presidente do GAC-PE, Vera Morais, os sinais e sintomas mais comuns são: febre, palidez, sangramento em qualquer local do corpo, feridas na pele (podendo até ser confundida com dengue), falta de ar e aumento do volume do abdome gânglios e adenomegalias.

A leucemia tem um grande índice de cura se comparado aos outros tipos de câncer. O diagnóstico precoce é fundamental para os resultados positivos que se deseja obter”, pontua a Dra. Vera Morais.

Receba nosso boletim de notícias

GAC Pernambuco

Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro (Recife – PE) | 50100-130 (7º andar do prédio do CEONHPE, dentro do Hospital Universitário Oswaldo Cruz).