Sobre o GAC-PE

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e/ou econômicos com mais de 25 anos de atuação, focada na prestação de assistência social humanizada às crianças, adolescentes e jovens com câncer em tratamento no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).

Atualmente, assistimos por dia uma média de 70 pacientes ambulatoriais e 24 em situação de internamento. Além das ações com foco na assistência social, desenvolvemos projetos específicos de prevenção e humanização do tratamento. E tudo isso acontece, de fato, a partir do trabalho de dezenas de voluntários, parceiros e do investimento das doações permanentes que são feitas à instituição – que podem ser financeiras ou em forma de produtos e/ou serviços.

Nossa História

É impossível falar sobre a criação do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) sem citar a sua mentora, a oncologista pediátrica, fundadora do serviço de OncoHematologia Pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e atual presidente da instituição, Dra. Vera Morais. São duas histórias que se encontram e, fundidas, dão origem à trajetória de uma das organizações sociais mais respeitadas no estado de Pernambuco.

Em 1979, Dra. Vera Morais chega ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) com uma grande missão: fundar o serviço de OncoHematologia Pediátrica, local onde hoje o GAC-PE desenvolve as suas atividades e consolida a sua atuação. Os desafios foram inúmeros. Em virtude do crescimento do serviço, leia-se maior recebimento de pacientes, o espaço tornou-se indigno para o tratamento de crianças, adolescentes e jovens com câncer. Existia muito amor e dedicação, mas só isso não bastava para ofertar o melhor para os pacientes e suas famílias.

Mobilizados pelo sentimento de amor e humanização predominante, profissionais de Saúde, pais de pacientes, estudantes e funcionários da Universidade de Pernambuco (UPE) se sensibilizaram com a situação e voluntariamente realizaram diversas ações com o intuito de amenizar o sofrimento e as circunstâncias do tratamento ofertado naquele local.

Dessa maneira, em março de 1997, surge o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE), organização da sociedade civil sem fins lucrativos e/ou econômicos, criada com o objetivo de garantir uma assistência social humanizada às crianças, adolescentes e jovens com câncer atendidos pelo Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).

O GAC-PE é uma instituição filiada à Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) e reconhecida como de Utilidade Pública Federal (Port. 3.101/2009), Estadual (Port. 12.533/2004) e Municipal (Port. 16.753/2002), inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e no Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).

Promover ações que garantam humanização, diagnóstico precoce e assistência necessária para
o tratamento do câncer infantojuvenil.

Ser referência para a promoção da humanização e diagnóstico precoce no tratamento do câncer
infantil em todo o território nacional.

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE) focada na melhoria da
saúde pública infantojuvenil em Pernambuco. Trabalhamos na humanização. Diagnóstico
precoce e assistência social no tratamento do câncer infantil.

Quem faz o GAC-PE

O GAC-PE é uma instituição afiliada a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e
Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC)

Dra. Vera Lúcia Lins de Morais
Presidente

Carolina Barbosa
Gerente de Desenvolvimento

Kátia Ferrão
Vice Presidente

Dra. Divamar Albuquerque    Diretora Financeira

Assine nossa newsletter

GAC Pernambuco

Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro (Recife – PE) | 50100-130 (7º andar do prédio do CEONHPE, dentro do Hospital Universitário Oswaldo Cruz).