Na última sexta-feira (08), recebemos a visita das representantes do Instituto Desiderata e da Fundação My Child Matters (Meu Filho é Importante). O objetivo da visita foi para conhecer as atividades desenvolvidas no estado para aumentar as chances de cura do câncer infantil.
A experiência piloto faz parte da Iniciativa Global Contra o Câncer Infantil, a qual visa promover o diagnóstico oportuno e o acesso rápido ao tratamento adequado da doença. A implementação das ações localmente está sendo coordenada pelo Comitê Estratégico para Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil em Pernambuco. O grupo reúne gestores públicos das secretarias de Saúde de Pernambuco, hospitais de referência em oncologia pediátrica sediados na capital pernambucana e no Sertão do São Francisco, organizações da sociedade civil, além de representações da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), do Ministério da Saúde, da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), do Saint Jude e do Instituto Desiderata.
“Trabalhamos incansavelmente para oferecer uma assistência de qualidade e humanizada as crianças e familiares em tratamento do câncer infantojuvenil. Essa visita institucional contribuirá muito com o aperfeiçoamento de processos internos e os treinamentos das equipes especializadas. O que é fundamental para o diagnóstico e a escolha do melhor tratamento a ser utilizado”, explica a Dra. Vera Morais, presidente do GAC-PE.
O objetivo desse primeiro momento foi conhecer e dialogar sobre o panorama do câncer infantil no Brasil e em Pernambuco, assim como entender como se dará o monitoramento da iniciativa.