Leitora desde os 5 anos, garota assistida pelo GAC-PE é apaixonada por livros

No Dia Mundial do Livro, comemorado neste sábado (23), contamos a história da nossa paciente Lavínia Manuella, de 8 anos. Natural de Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, a pequena foi diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda (LLA) e se encontra em tratamento no CEONHPE/ GAC. Ao contrário do que muitos pensam, a doença não é um fator limitador para a garota, apaixonada por leitura, Lavínia possui uma coleção com mais de sessenta livros.

“Desde que eu li o meu primeiro livro, aos 5 anos, não desgrudei mais. Eu tenho uma bolsa com mais de sessenta livros e já li todos”, conta Lavínia. Fã de revista em quadrinhos, a série de histórias da Turma da Mônica, criada pelo cartunista Maurício de Souza, é a favorita da garota. “Tenho diversas revistinhas. Magali é a minha personagem favorita, porque ela come que nem eu”, disse, enquanto sorria, sentada em sua cama, na enfermaria. 

Além de leitora assídua, Lavínia também escreve histórias autorais. “Eu gosto de escrever história de princesa, dragão,dinossauro, sereia”, revela. Segundo a mãe da pequena, Marília Batista, a frequência de leitura da filha aumentou durante o tratamento. “Ela passou a ler muito mais, devido ao tempo ocioso no hospital. Ela já chegou a ler 10 livros em uma semana”, conta.

Com tantos livros em sua coleção, a família faz doações todos os anos. “Nós sempre doamos  livros para uma professora de reforço da nossa cidade”, diz Marília. Assim como os grandes autores, Lavínia já imaginou a história que quer trilhar no futuro. “Eu quero ser bailarina, professora e escritora”, afirma.

Lavínia e sua mãe, Marília