GAC-PE registra 60% de queda nas doações e pede apoio da sociedade

Uma das formas de ajudar é doando produtos novos ou usados para a loja da instituição

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE), localizado no bairro de Santo Amaro, registrou uma redução de 60% nas doações recebidas no primeiro semestre de 2022, se comparado ao mesmo período do ano passado. O Grupo iniciou uma campanha de doações de produtos para comercialização na Loja do GAC, um bazar permanente que recebe produtos novos e usados como roupas, calçados, acessórios, entre outros itens.

De acordo com a instituição, houve uma queda acentuada no quadro de doadores nos dois últimos anos da pandemia. “Sem dúvidas, é um período em que ainda estamos sentindo os impactos da pandemia da Covid-19. A economia já bastante fragilizada e o elevado índice de desemprego, fizeram com que as famílias se distanciassem do envolvimento com projetos sociais”, avalia a gerente de desenvolvimento, Carolina Barbosa. “O reflexo disso foi a queda no quadro de doadores, com redução de 60% na arrecadação advinda das doações”, completa.

Todas as ações do GAC-PE são realizadas a partir do trabalho de dezenas de voluntários e de 40 colaboradores, que contam com a parceria de doações permanentes feitas à instituição. “Temos despesas que giram em torno de R$300 mil mensais, com gastos básicos direto com pacientes, medicamentos, exames laboratoriais e acompanhamento psicológico. Para darmos continuidade a esse trabalho, contamos com a solidariedade das pessoas”, explica o responsável pela captação de recursos do GAC-PE, Adan Júnior.

Para continuar funcionando, a Loja do GAC-PE precisa de doações de produtos, em bom estado, como roupas, acessórios, calçados, objetos decorativos, brinquedos e qualquer outro tipo de utensílio. Os itens podem ser entregues na sede da instituição, na Rua Arnóbio Marquês, 310, em Santo Amaro, no Recife, de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30.

OUTRAS FORMAS DE DOAR:

As doações também podem ser feitas na Chave PIX (81) 9 9962-0199 ou por transferência bancária, QR Code, pelo aplicativo oficial do GAC-PE ou presencialmente.

SOBRE O GAC-PE:

A instituição, que atua há 25 anos dentro do Hospital Oswaldo Cruz, no Recife, oferece apoio humanizado em todo o tratamento da criança e do adolescente com câncer. “Aqui elas são acolhidas pelos nossos voluntários, recebem acompanhamento psicológico e pedagógico, entre tantas outras ações desenvolvidas com o intuito de amenizar a dor do tratamento e proporcionar mais qualidade de vida para esses pacientes”, ressalta a oncologista pediátrica e presidente do GAC-PE, Vera Morais.

Atualmente, a instituição assiste, por dia, uma média de 70 pacientes ambulatoriais e 24 em situação de internamento. Além das ações com foco na assistência social, desenvolve projetos específicos de prevenção e humanização do tratamento.