GAC-PE promove festa de Natal e entrega de presentes para crianças com câncer

Os pacientes em tratamento oncológico no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e assistidos pelo Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE), puderam aproveitar toda a magia do Natal. A festa  “Sonhos de Natal” retornou ao seu formato original, após dois anos de hiato, devido a pandemia da Covid-19. Com uma programação repleta de atividades recreativas, o Natal do GAC-PE voltou a acontecer na quadra esportiva da ESEF (Ensino Superior de Educação Física) da Universidade de Pernambuco (UPE), em Santo Amaro, no Recife. 

Todo evento foi organizado pelo voluntariado da instituição e contou com o apoio de doadores, empresas e fornecedores parceiros. “Recebemos mais de 100 cartas de pacientes, pedindo presentes para o Papai Noel e graças a ajuda dos nossos doadores, conseguimos atender a todos os pedidos”, explica a presidente do GAC-PE, Vera Morais.

Foto: Matheus Almeida/ GAC-PE

O momento mais esperado da festa é a chegada do Papai Noel. O Bom Velhinho chegou no helicóptero do Grupamento Tático Aéreo de Pernambuco, que também participou desta ação solidária. “Queremos proporcionar uma experiência fantástica para as crianças, elas esperam o ano todo por este momento. Atendemos muitas famílias que não têm condições financeiras para levar seus filhos para conhecer o Papai Noel e, quando vem para cá, eles têm essa oportunidade de viver esse momento tão especial”, conta a coordenadora do voluntariado do GAC-PE, Carla Paz.

Foto: Matheus Almeida/ GAC-PE

Natural de Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco, Bruna Priscila relata o amor que a filha, Caroline Vitória, tem pelo Natal. “Minha filha gosta muito das histórias natalinas. Na nossa cidade nós não temos a oportunidade de ir a uma festa de Natal, como as daqui da capital. Este será o nosso primeiro Natal no GAC-PE e até cartinha para o Papai Noel ela já fez.”

Caroline estava ansiosa com a chegada do Bom Velhinho e ficou contente ao ganhar o presente que havia pedido na Cartinha de Natal. “Eu fiquei muito feliz em ver o Papai Noel, poder abraçar e tirar fotos com ele. O presente que eu pedi foi um kit escolar, porque eu gosto muito de estudar”.

Participaram do evento, cerca de 90 crianças assistidas pela instituição. A programação contou com DJ, equipamentos de recreação: guerra de cotonete; piscina de bolas; pula-pula; cama elástica e tobogã, além de entrega de brinquedos pelo Papai Noel. Foram distribuídos pipocas, algodão doce e guloseimas para a criançada. Doces e salgados também fizeram parte do cardápio. 

Foto: Matheus Almeida/ GAC-PE