Faculdade Tiradentes recebe palestra do programa “Fique Atento: Pode ser Câncer”

A presidente do GAC-PE, Vera Morais, visitou a Faculdade Tiradentes, em Jaboatão dos Guararapes, para ministrar palestra sobre o Programa Fique Atento: Pode ser Câncer. Em uma roda de conversa com estudantes de medicina e funcionários da instituição de ensino, a oncopediatra falou um pouco sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

“É crucial que os profissionais da atenção básica estejam capacitados para a suspeita e diagnóstico rápido da doença. Isso aumenta as chances de cura e de melhoria na qualidade de vida dos pacientes”, explica Vera Morais, presidente do GAC-PE.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. A leucemia e o linfoma são os mais recorrentes. O câncer infantojuvenil é considerado uma patologia rara, que apresenta particularidades específicas e que se proliferam rapidamente. Se houver um diagnóstico precoce atrelado a um tratamento rápido e eficaz, as chances de cura podem chegar a 80%.

O “Fique Atento” promove capacitações voltadas para profissionais das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) com a finalidade de facilitar o diagnóstico nas unidades de saúde com o suporte da telessaúde. “A expectativa é que após a capacitação, os profissionais possam registrar possíveis ocorrências e recebam resposta clínica em até 72h, acelerando o processo de encaminhamento dos pacientes ao diagnóstico e tratamento na rede pública de saúde”, afirma Vera.  

Foto: Matheus Almeida/ GAC-PE