Diagnóstico precoce é fundamental para vencer o retinoblastoma, alerta especialista

“Retinoblastoma”, esse é o nome de um tumor maligno intraocular raro que atinge majoritariamente crianças de 0 a 5 anos, podendo acontecer em um ou nos dois olhos. Segundo a oftalmologista oncológica, Virgínia Torres, ele é resultado de mutações genéticas, que levam a um crescimento descontrolado das células da retina, responsável pela visão. Esse foi o caso do pequeno Lorenzo, que após realizar o Teste do Olhinho, exame que auxilia na detecção precoce de doenças oculares, na época com um mês de vida, foi diagnosticado com retinoblastoma bilateral. Mesmo tipo de tumor de Lua, filha dos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin. O retinoblastoma tem mais de 95% de chances de cura, se descoberto precocemente.

Um dos principais sintomas desse tipo de tumor é a leucocoria, reflexo branco na pupila, também chamado de ‘Olho de Gato’. Ele pode ser identificado em fotos com flash, é possível notar uma coloração esbranquiçada na pupila da criança”, alerta Virgínia. Outros sinais e sintomas da doença são: estrabismo (olhar vesgo), fotofobia (sensibilidade exagerada à luz) e dificuldade visual.
Depois de receber o diagnóstico, Lorenzo iniciou o tratamento no Centro de Onco-hematologia Pediátrica de Pernambuco (CEONHPE) e recebeu assistência do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE).

Em 2019, o grupo criou a campanha Foto Que Cuida, iniciativa que tem o objetivo de alertar os pais sobre a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma. Segundo a especialista, o retinoblastoma tem mais de 95% de chances de cura, se descoberto precocemente. Mas, na maioria das vezes, a criança é levada ao hospital já em estado avançado de doença. “Grande parte das lesões que recebemos é moderadamente avançada. Infelizmente, é nesse estágio que os pacientes chegam para o diagnóstico. De modo que a gente precisa tratar essa criança removendo um ou até mesmo os dois olhos”, revela Virgínia.

CASO LORENZO

Ter um filho sempre foi um sonho compartilhado por Thamyris Kettelly e Emanuel Viana, pais do menino. Em junho de 2021, ela deu à luz a Lorenzo. A criança nasceu aparentemente saudável, no entanto, alguns dias depois, o pai observou algo diferente nos olhos do filho. Após realizar o Teste do Olhinho, o exame detectou a doença ocular no garoto.

Agora, com 7 meses, o pequeno Lorenzo está na fase final da luta contra o câncer. “Eu sofria junto toda vez que via ele chorar com o tratamento. Foram dias de muita luta”, conta Tamirys. “Ele concluiu o sexto e último ciclo de quimioterapia e está fazendo laser, uma vez ao mês. Eu creio que isso vai terminar logo”, comemoram os pais.

Leave a reply