Crianças com câncer tocam o Sino da Conquista para celebrar o fim da quimioterapia

As badaladas do sino ganharam um significado especial para os pacientes do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE), em Santo Amaro, no Recife. Desde 2019, o “Sino da Conquista” é tocado toda vez que uma criança finaliza as sessões de quimioterapia e radioterapia, considerada a fase mais agressiva do tratamento oncológico.

Após um longo período de tratamento, chegou a vez de Heitor Nascimento, de 8 anos; Renan Tavares, de 5 anos; e Pedro Carneiro, de 10 anos, tocaram o tão aguardado Sino da Conquista. A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (24), no Centro de Onco-hematologia (CEONHPE), no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). O evento contou com a presença de familiares, equipe médica do Huoc e colaboradores da instituição sem fins lucrativos. 

Para a psicóloga do GAC-PE Ana Cláudia, ações como a do Sino da Conquista fazem toda a diferença. “Por mais simples que pareça, essa ação significa muito para os pacientes. O barulho do sino representa um recomeço para quem sai da quimioterapia e serve de motivação para quem está iniciando o tratamento contra o câncer”, explica.

A instituição, que atua há 25 anos dentro do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Recife, oferece apoio humanizado em todo o tratamento da criança e do adolescente com câncer. “Aqui elas são acolhidas pelos nossos voluntários, recebem acompanhamento psicológico e pedagógico, entre tantas outras ações desenvolvidas com o intuito de amenizar a dor do tratamento e proporcionar mais qualidade de vida para esses pacientes”, finaliza a oncologista pediátrica e presidente do GAC-PE, Vera Morais.