Crianças em tratamento contra o câncer conhecem a praia pela primeira vez

No mês das crianças, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE) realizou o sonho de dois pacientes assistidos pela instituição. Jefferson Luan, de 7 anos,  e Ryel Cauã, de 8 anos, tiveram a oportunidade de conhecer a praia pela primeira vez. A ação foi realizada na Praia de Boa Viagem e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Praia Sem Barreiras – projeto gerido pelo Centro Universitário Maurício de Nassau em parceria com a Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) e a Prefeitura do Recife (PCR) – que tem por objetivo garantir o acesso ao lazer através da equiparação de oportunidade entre pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. 

Ryel Cauã (8 anos)                                              Foto: Matheus Almeida/ GAC-PE

Diagnosticado com osteossarcoma (tumor ósseo), o pequeno Ryel, de 8 anos, não se continha de alegria. “Eu amei conhecer a praia e mergulhar no mar. O gosto da água é bem diferente da do rio onde pesco com meu pai”, conta. O garoto é natural de Aroeiras, interior da Paraíba e vem sendo assistido pelo GAC-PE, durante tratamento oncológico, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no Recife. 

“Conhecer a praia foi um momento inesquecível para o meu filho. Ele sempre sonhou em pisar na areia e sentir a água do mar, poder realizar esse sonho dele é motivo de alegria e emoção para mim”, afirma Rafael Ramos, pai de Ryel.

Jefferson Luan (7 anos)                                      Foto: Matheus Almeida/ GAC-PE

Com apenas apenas 1 ano e 7 meses de vida, Jefferson Luan teve um retinoblastoma bilateral  (tumor ocular) e, aos  7 anos, enfrentou uma nova neoplasia, dessa vez, um osteossarcoma, tumor maligno que atinge as células ósseas. O paciente, assistido pelo GAC-PE perdeu a visão dos dois olhos e teve a perna esquerda amputada em decorrência  do câncer. O pequeno mora na cidade de Carnaubeira da Penha, interior do estado, com a mãe, Jucilene de Jesus, o pai, Leonardo Quintino, e mais dois irmãozinhos.

“É sempre bom sair da rotina do hospital e se distrair com coisas diferentes. Jefferson nunca colocou os pés na areia, só via pela televisão. Ele adorou a experiência e não parava de sorrir “, comenta Jucilene. 

A oncopediatra e presidente do GAC-PE, Vera Morais, ressalta a importância das ações que a instituição promove visando a humanização do tratamento oncológico. “Realizamos passeios e atividades recreativas para que os pacientes assistidos pela instituição possam sair um pouco da rotina ambulatorial. Isso alivia o estresse e contribui para a recuperação das crianças e jovens com câncer”, destaca.

GALERIA DE IMAGENS: