Criança toca o Sino da Conquista para celebrar a recuperação do câncer

Faltando poucos dias para o Natal, Dhiego Pereira, de 18 anos, ganhou um grande presente. O garoto tocou o Sino da Conquista e comemorou o fim das sessões de quimioterapia e radioterapia. “Esse é mais um passo importante que eu estou dando para me curar do câncer”, conta Dhiego, entusiasmado com o progresso do tratamento.

Apaixonado por histórias em quadrinhos e cinema, uma das coisas que o garoto mais gosta de fazer é produzir roteiros. “Criar histórias é o que eu mais amo fazer, quero me especializar nesta área de cinema e criação de roteiros”, revela.

A mãe de Dhiego, Simone Pereira, deixou a família em Campina Grande, na Paraíba, para acompanhar o tratamento do filho. “Eu sempre estive aqui com ele e sempre acreditei na sua recuperação. Esse dia finalmente chegou e eu só tenho a agradecer a Deus, ao GAC e a toda essa equipe médica que cuidou tão bem do meu filho”, conta Simone. “Este Natal será bastante especial para mim, pois vou poder estar em casa e ao lado de todos os meus filhos”, completa.

Agora, o pequeno segue o acompanhamento médico com consultas eletivas e exames, sem uso de medicações agressivas. Para a presidente do GAC-PE, a oncologista e pediatra Vera Morais, ações como a do Sino da Conquista fazem toda a diferença. “Por mais simples que pareça, essa ação significa muito para os pacientes. O barulho do sino representa um recomeço para quem sai da quimioterapia e serve de motivação para quem está iniciando o tratamento contra o câncer”, explica.

Sobre o Sino da Conquista:*

É por meio do equipamento, instalado no Centro de OncoHematologia Pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no bairro de Santo Amaro, que os pacientes podem anunciar o fim do tratamento oncológico. O Sino da Conquista é inspirado em modelos internacionais e posto em prática pelo GAC-PE desde julho de 2019. O objetivo é reforçar que o câncer pode ter cura e motivar os pacientes em tratamento contra a doença. Além disso, comemorar as dificuldades vencidas.