Bloco do Miolinho Mole: Doutores da Alegria levam frevo, ciranda e manguebeat para crianças assistidas pelo GAC-PE

A alegria e a irreverência do carnaval chegou de forma antecipada, nesta terça-feira (6), para as crianças assistidas pelo GAC-PE. O bloco do “Miolinho Mole”, dos Doutores da Alegria, levou muito frevo, ciranda e manguebeat para animar as crianças e familiares que enfrentam o internamento no CEONHPE do Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

Crianças, pais, médicos, enfermeiros e voluntários saíram em desfile pelos corredores da enfermaria acompanhados pelos palhaços besteirologistas.

A presidente do GAC-PE, Vera Morais explica que os resultados são nítidos diante da passagem dos Doutores da Alegria nas enfermarias. “Eles fazem mesmo a diferença, nós vemos uma melhora nas crianças, mesmo naqueles com o quadro mais graves”, explica a presidente.

Tradição

Em sua 17ª edição, o Miolinho Mole pega carona no próprio carnaval do Recife e homenageia a cirandeira Lia de Itamaracá e o movimento manguebeat. 

Os palhaços vão chamar crianças, seus acompanhantes e profissionais de saúde para dançar ciranda e A Praieira, música de Chico Science e da Nação Zumbi, ganhou uma paródia especial: “O meu sorinho | Antes do almoço | É muito bom | Pra tirar uma soneca melhor!”. As músicas que embalam o cortejo, canções tradicionais do carnaval pernambucano, versões engraçadas e composições próprias, são tocadas ao vivo pelos próprios palhaços. Os figurinos também serão especiais, a partir da ciranda e do mangue, com adereços de cabeça desenhados por Antônio Olivier.

O bloco Miolinho Mole é uma tradição nos hospitais em que atendemos o ano inteiro. As mães e enfermeiras fantasiam as crianças, enfeitam os quartos e corredores, as crianças aguardam ansiosas, abrem o sorriso. A cultura do carnaval é muito forte para os pernambucanos de todas as regiões do estado e mesmo quem está nos hospitais, passando por um momento difícil, também merece brincar e extravasar”, conta Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria. 

Este ano, o cortejo do Miolinho Mole vai contar com nove palhaços: Dra. Baju (Juliana de Almeida), Dr. Dud Grud (Eduardo Filho), Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio), Dr. Gonda (Tiago Gondim), Dr. Lui (Luciano Pontes), Dr. Micolinho (Marcelino Dias), Dra. Muskyta (Olga Ferrario), Dra. Nana (Ana Flávia) e Dr. Wago Ninguém (Wagner Montenegro),