Presidente do GAC-PE, Vera Morais, participou de aula, em alusão ao Setembro Dourado, na Faculdade IDE, no Recife

A presidente do GAC-PE, Vera Morais, participou de uma aula, em alusão ao Setembro Dourado, na Faculdade IDE, no Recife. Em uma roda de conversa, com funcionários da instituição de ensino, a oncologista pediatra falou um pouco sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), “o câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo”. O Brasil já representa a primeira causa de morte, 8% do total por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

“Esse ano a campanha destaca a importância de não perder tempo ao perceber sinais como dor nos ossos, febre, caroço no corpo e mancha no olho, por exemplo”, afirma a oncologista pediátrica e presidente do GAC-PE, Vera Morais. “São os profissionais de saúde que estão na ponta das unidades básicas de saúde que observam os primeiros sintomas, e por isso a prioridade é capacitá-los e descentralizar o serviço, levando ao interior do estado”, acrescenta Vera.

A médica alerta ainda que o diagnóstico precoce e a prevenção são os melhores tratamentos e as estratégias mais eficazes para o combate à doença.