Dra. Virgínia Torres fala sobre a importância dos Sinais e Sintomas do Retinoblastoma, na TV Globo

Segundo a oftalmologista especialista em oncologia ocular, Virgínia Torres, o retinoblastoma tem mais de 95% de chances de cura, se descoberto precocemente.

No mês de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, o GAC-PE alerta a população sobre os sinais e sintomas da doença, através da campanha Foto que Cuida.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que 90% dos casos ocorrem em crianças com até 4 anos de idade. No Brasil são cerca de 400 novos casos por ano, 40% dos casos são hereditários, 90% dos pacientes têm chance de cura quando é feito o diagnóstico precoce e 50% das ocorrências ainda são detectadas tardiamente.

Segundo a oftalmologista especialista em oncologia ocular, Virgínia Torres, o retinoblastoma tem mais de 95% de chances de cura, se descoberto precocemente. Mas, na maioria das vezes, a criança é levada ao hospital já em estado avançado. “Grande parte das lesões que recebemos é moderadamente avançada. Infelizmente, é nesse estágio que os pacientes chegam para o diagnóstico. De modo que a gente precisa tratar essa criança removendo um ou até mesmo os dois olhos”, revela a especialista.

“Um dos principais sintomas desse tipo de tumor é a leucocoria, reflexo branco na pupila, também chamado de ‘Olho de Gato’. Ele pode ser identificado em fotos com flash, é possível notar uma coloração esbranquiçada na pupila da criança”, alerta Virgínia. Outros sinais e sintomas da doença são: estrabismo (olhar vesgo), fotofobia (sensibilidade exagerada à luz) e dificuldade visual.