O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e/ou econômicos com mais de 26 anos de atuação, focada na prestação de assistência social humanizada às crianças, adolescentes e jovens com câncer em tratamento no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).
Atualmente, assistimos por dia uma média de 70 pacientes ambulatoriais e 24 em situação de internamento. Além das ações com foco na assistência social, desenvolvemos projetos específicos de prevenção e humanização do tratamento. E tudo isso acontece, de fato, a partir do trabalho de dezenas de voluntários, parceiros e do investimento das doações permanentes que são feitas à instituição – que podem ser financeiras ou em forma de produtos e/ou serviços.
É impossível falar sobre a criação do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) sem citar a sua mentora, a oncologista pediátrica, fundadora do serviço de OncoHematologia Pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e atual presidente da instituição, Dra. Vera Morais. São duas histórias que se encontram e, fundidas, dão origem à trajetória de uma das organizações sociais mais respeitadas no estado de Pernambuco.
Em 1979, Dra. Vera Morais chega ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) com uma grande missão: fundar o serviço de OncoHematologia Pediátrica, local onde hoje o GAC-PE desenvolve as suas atividades e consolida a sua atuação. Os desafios foram inúmeros. Em virtude do crescimento do serviço, leia-se maior recebimento de pacientes, o espaço tornou-se indigno para o tratamento de crianças, adolescentes e jovens com câncer. Existia muito amor e dedicação, mas só isso não bastava para ofertar o melhor para os pacientes e suas famílias.
Mobilizados pelo sentimento de amor e humanização predominante, profissionais de Saúde, pais de pacientes, estudantes e funcionários da Universidade de Pernambuco (UPE) se sensibilizaram com a situação e voluntariamente realizaram diversas ações com o intuito de amenizar o sofrimento e as circunstâncias do tratamento ofertado naquele local.
Dessa maneira, em março de 1997, surge o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE), organização da sociedade civil sem fins lucrativos e/ou econômicos, criada com o objetivo de garantir uma assistência social humanizada às crianças, adolescentes e jovens com câncer atendidos pelo Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).
O GAC-PE é uma instituição filiada à Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) e reconhecida como de Utilidade Pública Federal (Port. 3.101/2009), Estadual (Port. 12.533/2004) e Municipal (Port. 16.753/2002), inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e no Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).
Promover ações que garantam humanização, diagnóstico precoce e assistência necessária para o tratamento do câncer infantojuvenil.
Ser referência para a promoção da humanização e diagnóstico precoce no tratamento do câncer infantojuvenil em todo território nacional.
O GAC-PE é uma instituição afiliada a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e
Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC)
Receba nosso boletim de notícias
Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro (Recife – PE) | 50100-130 (7º andar do prédio do CEONHPE, dentro do Hospital Universitário Oswaldo Cruz).