O Serviço de OncoHematologia Pediátrica (CEONHP) recebeu da FriSabor uma doação de sorvetes especiais que ajudam a reduzir sintomas e auxiliam na alimentação dos pacientes assistidos pelo GAC-PE
Através da parceria institucional do GAC-PE e a FriSabor, a manha desta quinta-feira (15) teve um sabor especial. O movimento de solidariedade incentivado pela parceria possibilitou a aquisição de um sorvete que irá reduzir sintomas e auxiliar o serviço de Oncologia Pediátrica do HUOC na alimentação das crianças e adolescentes em tratamento de câncer, logo após as sessões de quimioterapia.
Para a enfermeira do serviço, Tarciana Barbosa reforça a importância clínica do sorvete e a alegria para o suporte ao tratamento. “O sorvete neste caso ofertado aos pacientes com câncer e que se submetem ao tratamento quimioterápico age como remédio. Além de agregar um momento de alegria, ludicidade, trás através da crioterapia (que é a terapia do gelo), a cicatrização das lesões, o conforto pra dor, anestesiando a mucosa e potencializando o efeito da laserterapia trazendo inúmeros benefícios, reduzindo danos e melhorando consequentemente a qualidade de vida dos nossos pacientes” explica.
A parceria com a FriSabor, que começou em 2021, teve a consolidação do projeto de humanização “Sorveteca” – idealizado pelo GAC-PE. A sorveteca foi estruturada no setor de quimioterapia do CEONPHE, na tentativa de ajudar a reduzir os efeitos adversos provocados pela quimio e radioterapia, como náuseas, mucosite e xerostomia (boca seca). A iniciativa é resultado de uma parceria entre a instituição com a sorveteria FriSabor e o Grupo Ser Educacional.