GAC-PE lança campanha “Doar parte seu Imposto de Renda não custa nada!”

Até o dia 31 de maio, contribuintes pessoas físicas que optam pelo modelo completo de declaração do imposto de renda podem doar até 3% do valor às instituições culturais, esportivas e sociais e fundos governamentais. Para quem quer destinar parte da contribuição a uma instituição pernambucana, é possível doar para o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE), por meio do projeto Infância e Vida.

Ao escolher essa opção, o valor da doação é descontado do imposto a pagar e não do valor da restituição, caso o contribuinte tenha direito. Pessoas jurídicas também podem realizar a doação, com limite de 1% do lucro líquido declarado no regime de apuração do lucro real.

O projeto é beneficiado pelo Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e auxilia o GAC-PE a realizar as atividades com maior qualidade e atenção a cada paciente assistido pela instituição. As iniciativas do GAC-PE vão proporcionar cerca de 1.500 atendimentos interdisciplinares e na brinquedoteca.

A gerente de desenvolvimento do GAC-PE, Carolina Barbosa, afirma que a instituição precisa ser abraçada pela população. “A gente conta com o apoio da sociedade para conseguir atingir essa meta e ampliar nossos atendimentos. O GAC-PE vive 100% de doações. Todos os recursos são direcionados para a assistência das crianças em tratamento e suas famílias. Precisamos ainda mais do apoio e da contribuição da sociedade para que possamos ampliar as ações de humanização. É importante que a sociedade abrace a causa porque o GAC-PE continua precisando do apoio de todos”, explicou.

A instituição tem capacidade para atender cerca de 4 mil pacientes por mês, em vários eixos de atuação como, brinquedotecas, refeitório, garantia dos direitos e apoio nutricional.

Para Divamar Albuquerque, diretora financeira do GAC-PE, a opção de doação direta possibilita um relacionamento do contribuinte com causas e instituições. “É uma forma de estar mais presente nas políticas públicas. Após a doação, é possível acompanhar o uso do dinheiro por meio da divulgação das despesas públicas”, ressalta a diretora.

COMO DOAR

Acesse a cartilha com todas as orientações no site (www.gac.org.br) ou clique na opção doações diretamente na declaração.

Selecione a aba “Criança e Adolescente” e clique no botão “Novo”, logo após, escolha a opção “Fundo Municipal” e preencha as demais informações. O campo de valor deve ser preenchido até o limite do valor disponível. Após finalizar, emita o DARF do valor destinado a doação e envie para o número de WhatsApp do GAC-PE (81) 99962.0199

É fundamental incluir os dados do doador: nome completo, CPF, identidade, data de nascimento, endereço completo e telefone de contato para garantir a indicação. Em caso de dúvidas, ligue (81) 3423.7636 ou envie sua dúvida para o e-mail desenvolvimento@gac.org.br.