O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE), no bairro de Santo Amaro, no Recife, está recebendo doações de cabelo. A iniciativa visa resgatar a autoestima dos pacientes em tratamento oncológico, assistidos pela instituição. As doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 7h30 às 17h, no prédio do CEONHPE/GAC, 7º andar, dentro do Hospital Universitário Oswaldo Cruz.
Segundo a psicóloga e diretora institucional do GAC-PE, Divamar Albuquerque, a queda de cabelo, também chamada de alopecia, é um dos efeitos colaterais mais temidos por quem está passando pela quimioterapia.
“A ausência de cabelo expõe para a sociedade, de modo geral, o fato do paciente estar enfrentando uma doença que carrega um estigma tão forte como o câncer. Há jovens que chegam a falar que ‘é pior perder o cabelo do que fazer quimioterapia’”, revela.
Os doadores de cabelo têm se tornado importantes aliados no processo de recuperação de crianças e adolescentes com câncer no GAC-PE. “A confecção de perucas tem ajudado a devolver a autoestima dos pacientes, melhorando a imunidade e a qualidade de vida durante o processo de tratamento”, afirma Divamar.
Gabriela Silvestre, de 17 anos, foi uma das pacientes contempladas com as doações. “Quando usei a peruca pela primeira vez, ficou muito diferente. Eu voltei a me olhar mais no espelho, tirar fotos e me sentir mais bonita. A minha próxima peruca será loira, com comprimento maior do que a que uso atualmente”, conta.
COMO DOAR?
Os cabelos deverão estar higienizados e secos; o comprimento mínimo é de 30cm; devem estar amarrados e presos; são aceitos todos os tipos e cores de cabelos, os com química não podem estar danificados.
As doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 7h30 às 17h, no prédio do CEONHPE/GAC, 7º andar, dentro do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, na Rua Arnóbio Marquês, 310, em Santo Amaro, no Recife. Para mais informações, ligue para o (81) 99975-5118.