Com o objetivo de conscientizar sobre a importância do fim da violência contra a mulher. A advogada do Centro Clarice Lispector, Amanda Padilha, comentou sobre os vários tipos de violência: física, moral, patrimonial, psicológica e sexual, e como enfrentá-las, neste segunda-feira (11). A apresentação foi realizada no auditório do CEONHPE e contou com a presença das acompanhantes dos pacientes assistidas pelo GAC-PE.
Segundo a assistente social do GAC-PE, Ionara Nascimento, a iniciativa parte Serviço Social – GAC/ PE junto ao grupo Saber Cuidar. Durante o processo de internamento o ato de cuidar é posto as mulheres, que deixam seus lares em busca da cura de seus/suas filhos/as, netos/as, sobrinhos/as … Sacrificando suas vidas em todos os aspectos. Visando o acolhimento dessas mulheres e não deixá-las longe da informação é um ato de cuidar. Sempre na ótica da criação de consciência e protagonismo. Discutir violência doméstica é de suma importância.
O Centro de Referência Clarice Lispector é vinculado à Prefeitura do Recife e acolhe e orienta mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. Formado por uma equipe multidisciplinar de psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais, os casos são acompanhados e referenciados para rede municipal de proteção à mulher. O Centro ainda dispõe de um espaço lúdica com atividades direcionadas aos filhos e filhas das mulheres atendidas. Todo o atendimento é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O Clarice conta ainda com um disk orientação, o Liga, Mulher (0800 281 0107), que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h.