GAC-PE apoia lançamento da campanha “De Olho nos Olhinhos”

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE), o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), Hospital das Clínicas (HC) e a Clínica Vision abraçaram a campanha “De Olho nos Olhinhos”, que tem o objetivo de conscientizar e alertar sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre 0 a 5 anos. O ação de conscientização, ocorre neste sábado (21), às 08h, no Parque da Tamarineira (região metropolitana do Recife).

No dia da mobilização, foram entregues adesivos para registro dos visitantes, panfletos e orientação para baixar a cartilha virtual pelo Qr code, que pode facilmente compartilhada por celular, sobre sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma.

Para a oncologista pediátrica e gerente do CEONHPE (Centro de OncoHematologia Pediátrica) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Laurice Siqueira, a precocidade do diagnóstico e tratamento em centros de referência em oncologia pediátrica, determinam prognóstico favorável a esses pacientes. “E é aí que entra a importância de nossa adesão, como centro de referência no tratamento de câncer infantil, neste grande movimento nacional, com o projeto De Olho nos Olhinhos, proporcionando a essas crianças o diagnóstico e tratamento adequado”, afirmou.

Campanha

A filha do jornalista Tiago Leifert e Daiana Garbin, Lua, foi diagnosticada com retinoblastoma aos 11 meses e segue em tratamento. A falta de informação sobre a doença motivou o casal a criar uma campanha para promover o diagnóstico precoce e conscientizar sobre a saúde ocular infantil. Em janeiro de 2022, eles compartilharam um vídeo no Instagram relatando a experiência e pedindo que os pais fiquem atentos aos sinais, como reflexo branco nos olhos e estrabismo, para facilitar o diagnóstico precoce, que pode salvar a visão e a vida das crianças.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), há entre 200 e 250 novos casos de retinoblastoma no Brasil a cada ano, e a maior preocupação é o diagnóstico tardio. O Ministério da Saúde oferece, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento integral e gratuito para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos da doença, reforçando a importância da conscientização promovida por campanhas como a de Tiago e Daiana.

Nesta terceira edição, a campanha tem o apoio das mais importantes entidades médicas do Brasil: CFM – Conselho Federal de Medicina, AMB – Associação Médica Brasileira, CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia, SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria, Sobope – Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, SBOO – Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia e SBOP – Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica. Também são apoiadores o Departamento de Oftalmologia da Unifesp, a Tucca e o Graacc.