A Fundação Banco do Brasil realizou a doação de um hibridizador ao laboratório do Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Entre outras funções, o equipamento é capaz de fazer analises genética dos pacientes em tratamento oncológico. O GAC-PE foi responsável pelo convênio com a Fundação.
Para presidente do GAC-PE, Vera Morais, “A evolução das técnicas e procedimento médicos vem acompanhada de equipamentos de alta tecnologia. Dessa maneira, o laboratório do CEONHPE não poderia ficar parado no tempo, utilizando aparelhagem obsoleta. É fundamental aplicar recursos atualizados e funcionais para oferecer um serviço de melhor qualidade aos pacientes, além de otimizar o trabalho de toda equipe de hematologistas e citogeneticista”, explicou. Avaliado em cerca de R$26 mil, o equipamento atua com alta precisão no controle de tempos e temperatura para complementar os exames do diagnóstico do câncer infantojuvenil.
Para o representante da Fundação Banco do Brasil, Pedro Assis, é de extrema importância as iniciativas da fundação no combate contra o câncer infantil. “Elas proporcionam apoio financeiro e recursos para tratamento e aquisição de equipamentos de diagnóstico, além de promoverem a conscientização e ações de prevenção, melhorando assim a qualidade de vida das crianças e adolescentes afetados pela doença”, explicou.
HIBRIDIZADOR – é um método de patologia molecular que combina a análise genética e a morfologia celular em um único exame. Isso quer dizer que com esse tipo de tecnologia é possível identificar alterações no código genético das células, além de realizar uma análise estrutural celular completa de um determinado tecido.