A presidente do GAC-PE, Dra. Vera Morais, foi convidada para participar do Lançamento da Iniciativa Global Contra o Câncer Infantil em Pernambuco, realizado pelo Desiderata, St. Jude Hospital e Opas.
O evento reuniu gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), representantes de hospitais especializados e da sociedade civil de Pernambuco para firmar o compromisso de fortalecer o sistema de saúde do estado, com o objetivo de aumentar os índices de cura do câncer infantojuvenil. Para que isso aconteça, é necessário promover o diagnóstico precoce e o acesso rápido ao tratamento adequado da doença.
Estiveram presentes Aline Leal, da Coordenação Geral da Política Nacional de Controle e Prevenção do Câncer; Ivan Lima, assessor técnico da coordenação da Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde; Sima Ferman, chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do INCA; e Juliana Martins, secretária de Atenção Básica do Recife.
Dra. Vera Morais participou da mesa formada por organizações da sociedade civil, grupo fundamental no processo de implementação de políticas públicas.
“Vários estudos já demonstram que o tempo para o diagnóstico é mais curto em crianças menores de cinco anos do que em adolescentes, sugerindo que isto ocorre porque os pais prestam mais atenção aos lactentes e pré-escolares e fazem mais consultas de rotina com o pediatra, ao contrário do que acontece com os adolescentes”, pontua Dra. Vera Morais.
Ela contou com a participação de Teresa Fonseca, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência (CONIACC); Arli Pedrosa, presidente do Núcleo de Apoio à Criança Carente com Câncer (NACC) e a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Sonia Pinto.