Quem nos ajuda a tornar tudo isso possível

GAC-PE ganha primeira biblioteca para reforçar a humanização do atendimento


GAC-PE ganha primeira biblioteca para reforçar a humanização do atendimento

13/06/2016

Mais um projeto de humanização desenvolvido pelo Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE) contempla crianças, adolescentes e jovens com câncer assistidos pela instituição e suas famílias. Desta vez, os parceiros da empreitada são alunos do curso de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que garantiram a criação da primeira biblioteca para pacientes assistidos pelo GAC-PE. O serviço começou a funcionar no dia 13 de junho, no 2° andar do Centro de Oncohematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) – local onde o GAC-PE desenvolve as suas atividades focadas na promoção da humanização.

A iniciativa é fruto do projeto “Era Uma Vez”, desenvolvido pelos alunos da UFPE. Durante um mês, os estudantes arrecadaram livros entre editoras e pessoas físicas para compor a biblioteca. “A ideia é estimular o hábito da leitura e deixar a biblioteca como legado do projeto para os pacientes”, explica Paulo Ricardo Ferreira, estudante de Administração e um dos idealizadores da iniciativa.

Na inauguração os pacientes puderam conferir uma série de atividades lúdicas, como contação de histórias, teatro e oficina de arte. Essas atividades serão realizadas regularmente no espaço por voluntários que serão capacitados em um workshop realizado pelo projeto.

A biblioteca conta com mais de mil exemplares da literatura infanto-juvenil e uma estrutura com estantes, mesas e cadeiras e funcionará das 8h às 17h. O projeto beneficiará os pacientes que aguardam consultas ambulatoriais em áreas como terapia ocupacional, psicologia e odontologia, entre outras. “A biblioteca se soma aos demais esforços do GAC-PE na luta pela humanização da assistência aos pacientes, que é uma nossa missão”, destaca a Dra. Vera Morais, presidente da instituição.

Notícias Anteriores