Quem nos ajuda a tornar tudo isso possível

GAC-PE oferece passeio em celebração ao Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma


17/09/2014

O retinoblastoma é o tumor ocular maligno mais frequente na infância, quando identificado precocemente tem 90% de chances de cura. Para celebrar a Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, o GAC-PE vai proporcionar aos pacientes assistidos pela instituição um novo olhar sobre a cidade do Recife.

Desde 2012, 18 de setembro se tornou o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma. Instituída pela Lei Nº 12.637, a data foi criada para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, com o objetivo de aumentar as chances de cura dos portadores. Quando a avaliação é feita tardiamente e a doença já está avançada, as sequelas são irreparáveis, levando na maioria dos casos a perda dos olhos.

Tumor ocular maligno mais frequente na infância, o retinoblastoma pode ser identificado através de alguns sinais como a leucocoria (manchinha branca que aparece decorrente do descolamento da retina, causada pela massa tumoral com sua possível visualização pela pupila), estrabismo (desvio dos olhos) e quando a criança tem dificuldade para enxergar. Esses aspectos são motivo para suspeitar da doença. Com o objetivo de facilitar o diagnóstico precoce, que garante 90% de chances de cura, hoje é possível detectar esse tipo de câncer e outros problemas oculares por meio do Teste do Olhinho.

Este ano, para celebrar a data o GAC-PE vai proporcionar aos pacientes assistidos pela instituição um novo olhar sobre a cidade do Recife, através de um passeio pelas águas do rio Capibaribe, oferecido gratuitamente pelo Catamaran Tours. O passeio acontecerá nesta quinta-feira, dia 18 de setembro, por volta das 9h da manhã, e o seu percurso contemplará os principais pontos turísticos e culturais do centro do Recife.


Notícias Anteriores