Quem nos ajuda a tornar tudo isso possível

Encerramento do projeto Diagnóstico Precoce acontece em Garanhuns


Encerramento do projeto Diagnóstico Precoce acontece em Garanhuns

25/05/2012

No dia 22 de maio aconteceu na cidade de Garanhuns a última Oficina de Monitoramento do Projeto Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil. Participaram desta etapa a coordenadora científica, Dra. Vera Morais, a psicóloga, Maria Thereza Motta, a enfermeira, Elaine Lima e a auxiliar de projetos Luciana Amaral.
O projeto Diagnosticar Precocemente o Câncer Infantojuvenil: um desafio para os municípios de Manari, Ibimirim e Garanhuns foi aprovado em 2011 e faz parte do Programa Diagnóstico Precoce desenvolvido pelo Instituto Ronald Mc Donald. A iniciativa teve como objetivo capacitar os profissionais de saúde da família dos municípios de Ibimirim, Manari e Garanhuns para suspeição do câncer infantojuvenil. Ao todo foram capacitados cerca de 400 profissionais, entre médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos, auxiliares e agentes de saúde da família.
Para Etiene Brito, coordenadora técnica do projeto, a proposta de capacitar às cidades de Ibimirim, Manarí e Garanhuns foi um grande desafio aceito por toda equipe do projeto. “A equipe aceitou o desafio e excedeu a expectativa para sua realização. Chegando ao final da capacitação percebemos o quanto fomos ousadas, foi trabalhoso, desgastante, mas ouvir os depoimentos das equipes capacitadas nos fez ter a certeza que estávamos certas em levar a capacitação tão longe. A riqueza do aprendizado que tivemos é imensurável. Vimos, ouvimos e vivenciamos situações que de outra forma não teríamos vivido, isso é muito rico, isso é construção coletiva de saberes”, finaliza Etiene.

Notícias Anteriores