Jovens que venceram o câncer conquistam primeira oportunidade de trabalho no GAC-PE

Ação ocorre em parceria entre a instituição e o Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco (CIEE)

 

O lugar em que Beatriz Carvalho, de 15 anos, e João Carlos, de 18 anos, superaram o câncer, voltou a fazer parte da vida desses dois jovens. Mas, desta vez, eles não vieram realizar nenhum tratamento de ordem clínica. Beatriz e João agora fazem parte do programa Jovem Aprendiz e vão integrar – no próximo dia 31 de janeiro – a equipe de colaboradores do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE), no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, área central do Recife.

Beatriz Carvalho superou, aos 3 anos, uma Leucemia Linfoide Aguda (LLA). “Foram várias sessões de quimioterapia e radioterapia, até eu conseguir, finalmente, vencer a doença”, conta. A chance de conquistar o primeiro emprego é motivo de alegria e expectativa para a jovem. “É uma oportunidade muito boa da gente seguir em frente e planejar o nosso futuro. Por isso eu vou dar o meu melhor e retribuir o carinho que eu e minha mãe recebemos aqui no GAC”, comenta.

Com apenas um mês de vida, João Carlos enfrentou dois anos de tratamento até conquistar a cura de um tumor benigno na virilha. Voltar ao GAC-PE tem um significado especial para ele. “É um sentimento de gratidão poder ter essa oportunidade de retornar e trabalhar ao lado das pessoas que me ajudaram e me apoiaram”, diz. No ano passado, o garoto realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e aguarda o resultado da prova, previsto para o dia 13 de fevereiro de 2023. “Eu sonho em trabalhar como professor de educação física, é a profissão que eu desejo para a minha vida profissional”, revela.

Os ex-pacientes são beneficiados com uma parceria entre a organização da sociedade civil e o Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco (CIEE). “Eles vão atuar como auxiliar administrativo durante quatro horas diárias e receberão a remuneração de R$611,72, vale alimentação e vale transporte”, explica a assistente social do GAC-PE, Naila Soares.

“A nossa ideia é valorizar os pacientes que já estiveram conosco e dar oportunidade para que eles tenham esse primeiro contato com o mercado de trabalho. Além disso, a presença deles aqui vai contribuir no resgate da motivação e esperança dos jovens que seguem em tratamento, de que é possível vencer o câncer”, ressalta a presidente do GAC-PE, Vera Morais