Criança toca o Sino da Conquista para celebrar a recuperação do câncer

As badaladas do sino ganharam um significado especial para os pacientes do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE), em Santo Amaro, no Recife. O “Sino da Conquista” é tocado toda vez que uma criança finaliza as sessões de quimioterapia e radioterapia, considerada a fase mais agressiva do tratamento oncológico.
Após passar quase 1 ano em tratamento de um linfoma, Anderson Antônio, de 11 anos, tocou o sino em comemoração ao fim das sessões de quimioterapia. Maria Santos, mãe de Anderson, e a oncologista pediatra e vice-presidente do GAC-PE, Silvânia Ramos, que acompanha o pequeno no tratamento, compartilharam juntas a emoção desse dia inesquecível.

Sobre o Sino da Conquista:
É por meio do equipamento, instalado no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE), que os pacientes podem anunciar o fim do tratamento oncológico. O Sino da Conquista é inspirado em modelos internacionais e posto em prática pelo GAC-PE desde julho de 2019. O objetivo é reforçar que o câncer pode ter cura e motivar os pacientes em tratamento contra a doença. Além disso, comemorar as dificuldades vencidas.