Quem nos ajuda a tornar tudo isso possível

Corrida organizada pelo GAC-PE marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil


Corrida organizada pelo GAC-PE marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil

25/11/2013

Corrida organizada pelo GAC-PE marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil
Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil (DNCCI), celebrado no dia 23 de novembro, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE) realizou na manhã do dia 24 de novembro, no Bairro do Recife, a I Corrida Contra o Câncer Infanto-Juvenil.

“Uma prova contra o tempo e a favor da vida”. Foi com esse mote, idealizado pela agência de publicidade que atende socialmente o GAC-PE, Marta Lima Comunicação, que a instituição levantou a bandeira e convocou a sociedade pernambucana para participar da luta contra o câncer infanto-juvenil. Neste caso, correr contra a falta de informação a respeito dos sinais e sintomas que servem de alerta para o diagnóstico precoce da doença.

Quanto diagnosticado precocemente, ou seja, o mais rápido possível, o câncer infanto-juvenil chega a 75% de chances de cura.

Para o início, uma levada de disposição, bem-estar e solidariedade a todos os participantes da corrida. O evento tinha um clima diferente, parecia mais um encontro de amigos, onde a ludicidade imperava. Bastava olhar para o lado para encontrar o SOS Amizade, a Turma do FOM FOM, os Anjos da Enfermagem. Não era uma competição, mas sim uma rede de solidariedade.

A Farmácia Roval fez questão de enviar promotoras com bloqueadores solar para deixar todos tanto na concentração como na chegada protegidos dos raios ultravioletas. A preocupação era perceptível nos mínimos detalhes, afinal, todos estavam ali para contribuir.

A diretoria do GAC-PE, composta pelo presidente, Marcos Moraes, a vice-presidente, Lícia Moraes, a tesoureira, Divamar Albuquerque e a presidente de honra, Dra. Vera Morais, com “chuva de confetes” dourados em menção ao “Novembro Dourado” deram a largada oficial e cerca de mil pessoas correram em prol da causa da criança e do adolescente com câncer.

Após vinte minutos de prova, o primeiro lugar masculino na categoria de 5 KM masculino, Edilson pereira, já aparecia na chegada, e com muita satisfação e prova cumprida. “Foi bastante satisfatório poder completar o percurso e ainda colaborar com esta causa”, afirmou.

A manhã estava mesmo inspirada, o ambiente de acolhimento contagiava o público. Era notável a união de todos em prol das crianças e adolescentes com câncer assistidos pela instituição. E elas estavam lá fazendo o seu papel, recepcionando os corredores com “bandeiradas douradas”.
Todo entusiasmo fluía na prova, os corredores chegavam cada vez mais confiantes até a conclusão. Na categoria de 10 KM feminino, Daniele Belo concluiu a prova com muita disposição e dever cumprido, e todo os participantes aplaudiam o belo gesto.

Em parceria com a Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife, o projeto “Recife Antigo de Coração” abraçou a I Corrida Contra o Câncer Infanto-Juvenil. Como a chegada foi na Avenida Rio Branco (Bairro do Recife), os públicos se encontravam e brindava à vida e a atenção ao diagnóstico precoce da doença.

Ambiente bastante animado, o grupo Patusco agitou o público com sua bateria e muito samba. Nesta hora, a alegria transbordava e tomou conta de todos, dos corredores a pacientes e seus familiares. De mãos para o alto, o público celebrou o momento com as canções do grupo.

Amor e alegria foi o que não faltou na Área Vip – espaço reservado para os pequenos e seus familiares. Todos aproveitaram bastante e conferiram de perto a chegada dos corredores. Os olhares vidrados já demonstravam a ansiedade das crianças para conferir o momento da premiação.

A hora tão aguardada chegou, hora de subir no pódio. Esse foi o momento onde os primeiros colocados, tanto feminino quanto masculino, foram receber suas premiações. Satisfeitos, os corredores não só abraçaram a causa junto com o GAC-PE, como ficaram felizes com os três meses de Academia Hi, final de semana no Pestana Hotéis e Resorts, e diversos produtos de empresas apoiadoras da ação.

“O GAC-PE está muito feliz com esse evento. Pois o diagnóstico precoce é a única arma que temos para um resultado de cura”, afirma a presidente de honra do GAC-PE, Dra. Vera Morais.
Para o término, Gerlane Lops levou todos para entoar um samba. Não teve quem não ficasse parado, todos se deixaram conduzir pela excelente voz da cantora. “Estou muito contente por ter vindo participar deste evento. Quero estar sempre perto do GAC-PE”, comenta.

Logo em seguida, não tinha como não deixar o público com a sensação de “prova” cumprida, a felicidade já resumia tudo. Os rostinhos dos pacientes e familiares atendidos pelo GAC-PE já revelavam o sentimento de gratidão e cuidado para os mesmos. E uma ciranda concluiu o grande ciclo que foi construído entre todos os presentes: cumplicidade.

O GAC-PE agradece aos funcionários e voluntários da instituição envolvidos com o evento.
Para sua realização, a I Corrida Contra o Câncer Infanto-Juvenil do GAC-PE contou com a parceria da Corpore Sano, responsável pela organização técnica da corrida. O patrocínio das seguintes empresas: Facipe, Biscoito Treloso, Interne Soluções em Saúde, Tyrol Recife (Shopping Recife), Frisco, Café Santa Clara, Academia Hi, Hap Vida, Paço Alfândega e Clube 17. E com o apoio das empresas: Astronautas FX, Avip Eventos, Bus TV, Carol Esportes, Centro de Diagnóstico José Rocha de Sá, Corre 10, Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Diário Associados, Divulgadora Outdoor, Executa - Studio 3M, Farmácia Roval, Folha de Pernambuco, Game Station, Governo do Estado de Pernambuco junto com a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, Ideias Criativas, Indaiá Água Mineral, Marta Lima Comunicação, QAP Segurança, Pestana Hotéis e Resorts, Prefeitura do Recife através da Secretaria de Turismo, Rádio 102 FM, Radio Folha, Rádio Recife FM, Rádio Transamérica, Rede Globo Nordeste, Romildo Alves, Santa Helena, SGS Gráfica, Sequipe, Signo Comunicação, Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, Solar Coca-Cola, Stampa Outdoor, Tambaú Alimentos, Tratos Camisetas e Valedourado.

Notícias Anteriores