Quem nos ajuda a tornar tudo isso possível

Presidente de Honra do GAC-PE no livro “Memórias da Medicina”


Presidente de Honra do GAC-PE no livro “Memórias da Medicina”

14/08/2013

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) lança no próximo dia 21 de agosto o livro “Memórias da Medicina”, em sua sede, localizada no bairro do Espinheiro, às 9h. A obra reúne 16 entrevistas de médicos de renome na história da medicina pernambucana, desde a época da prática e ensino da profissão no começo do século XX até os dias atuais.

A ideia do livro surgiu a partir do programa que se chama “Memórias da Medicina”, implantado pelo Centro de Estudos Avançados do Cremepe (Ceac), sob a coordenação do conselheiro Ricardo Paiva. Desde o ano em que foi criado, em 2011, já foram ouvidos 16 profissionais por meio da gravação de depoimentos sobre a experiência de vida de cada um.

O livro, dividido em 16 capítulos, é prático, objetivo com ilustrações e narrativas de vida e profissão dos médicos sobre os tempos de estudantes de medicina, a opção pela especialidade escolhida, o começo da carreira, as dificuldades enfrentadas e as mudanças impostas pelo tempo à medicina exercida em Pernambuco. O prefácio é assinado pela presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão.

Entre os entrevistados do livro, a presidente de honra do GAC-PE, Dra. Vera Morais, que conta a sua trajetória pela oncologia pediátrica e o seu envolvimento na fundação do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE) que há 16 anos presta assistência a crianças e adolescentes carentes com câncer.

Dra. Vera Morais - A oncologista pediátrica Vera Lúcia Lins de Morais é pernambucana, nasceu no dia 11 de janeiro de 1950, no município de Recife. Em 1974, formou-se pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Despertou para a oncologia pediátrica quando ainda estagiava no IMIP. Concluída a graduação, foi fazer residência médica no Hospital do Câncer de São Paulo. Dedicou-se à especialidade que já havia escolhido ainda quando estudante. No seu currículo, ostenta orgulho o registro de ter sido uma das fundadoras do GAC-PE, Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer - Pernambuco, entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que cuida das crianças pobres acometidas dessa doença. Atualmente é funcionária do Hospital Universitário de Pernambuco, e já teve artigos publicados em diversos periódicos. Preocupada em amenizar o sofrimento dos seus pacientes, Vera Morais, que também é presidente de honra do GAC-PE, tem como filosofia de trabalho uma frase que retrata bem o seu profissionalismo: “A pressa é amiga da perfeição”.

SERVIÇO:

Lançamento livro “Memórias da Medicina”
Local: Sede do CREMEPE (Rua Conselheiro Portela, 203, Espinheiro – Recife/PE. )
Hora: 21 de agosto (quarta-feira);
Hora: 9h;
Telefone: (81) 2123.5755

Notícias Anteriores