Quem nos ajuda a tornar tudo isso possível

Estudantes criam aplicativo que facilita doações para o GAC-PE


Estudantes criam aplicativo que facilita doações para o GAC-PE

15/03/2013

Um grupo de estudantes empreendedores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) criou um aplicativo mobile para o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE). A ferramenta foi desenvolvida para celulares com sistemas IOS ou Android. O aplicativo leva notícias da instituição, permite interação via redes sociais e deixa mais prático o ato de doar.

Após 15 anos humanizando o tratamento de crianças e adolescentes contra o câncer e prestando apoio aos familiares dos pacientes, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC–PE) ganha o apoio da tecnologia. A instituição passa a contar com um aplicativo para celular que permite doações, transmissão de notícias e interação com o GAC-PE por meio das redes sociais. A novidade só foi possível por causa do engajamento e da iniciativa de um grupo de formandos de Engenharia da Computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Os jovens fundaram a fábrica de softwares Artics e, em parceria com outra empresa do mesmo setor, a gMob, criaram o aplicativo para o GAC-PE. A ferramenta tem menu simples e diferentes opções de interação. Pelo celular, quem baixar o aplicativo poderá fazer doações para o GAC-PE, ligando automaticamente para o teleatendimento da instituição. Além disso, poderá saber as últimas notícias do GAC-PE, conferir fotos e vídeos e interagir com a instituição no Facebook. A ferramenta também informa o usuário todas as formas de ajudar o GAC-PE. O aplicativo roda, inicialmente em sistema IOS, em breve será adaptado para Android.

Arthur de Lima Padilha é um dos fundadores da Artics. Ele explica que a iniciativa partiu da vontade da empresa de turbinar o portifólio e prestar um serviço social. “Resolvemos fazer uma ferramenta para a área médica porque percebemos que é um setor que aceita bem iniciativas tecnológicas, além de ser carente de soluções. Pensando em unir o trabalho com uma causa social optamos por uma instituição que prestasse serviço a pacientes com câncer já que nos identificamos com a causa, até por conta de casos em nossas famílias”, conta. Os jovens já haviam criado, anteriormente, uma ferramenta para levar informações do prontuário do paciente via internet para o médico.

A iniciativa solidária dos jovens deve tornar o GAC-PE ainda mais próximo de pessoas interessadas em ajudar a instituição. Com a ferramenta, o GAC-PE espera divulgar o nome da instituição, estreitar laços com colaboradores e incentivar novas doações.

Notícias Anteriores