Quem nos ajuda a tornar tudo isso possível

CEONHPE/GAC-PE recebe evento sobre cardiotoxicidade


CEONHPE/GAC-PE recebe evento sobre cardiotoxicidade

26/10/2012

Um importante evento de atualização médica científica sobre um tema de alta relevância clínica no dia a dia da oncologia aconteceu no dia 22 de outubro no auditório do CEONHPE/GAC-PE.

Intitulado de “No tratamento do câncer, unidos pelo coração”, o encontro discutiu sobre a cardiotoxicidade dos antracíclicos – substâncias presentes na quimioterapia, diagnóstico e medidas preventivas e teve como palestrante a médica cardiologista e ecocardiologista do GRAAC/SP, Dra. Maria Verônica Câmara Santos. O evento foi coordenado pela médica cardiologista do CEONHPE e PROCAPE, Dra. Fabiana Aragão.

A proposta do encontro foi discutir sobre os efeitos tardios da quimioterapia que podem afetar o coração. Na ocasião, marcaram presença no evento, a presidente de honra do GAC-PE, Dra. Vera Morais, a gerente do CEONHPE, Dra. Laurice Siqueira, o oncologista pediatra do Hospital de Sergipe, Dr. Richer Mota, a gerente de produto da ZODIAC, Sra. Lidilene Toczk, o representante de vendas da ZODIAC, Sr. Kléber Martins Chaves, e a equipe multidisciplinar do CEONHPE, sobretudo médicos e enfermeiros.

A importância deste momento também se estende a um estudo inédito sobre a cardiotoxicidade dos antracíclicos na oncologia e as diretrizes brasileiras de cardio-oncopediatria, coordenado pela Dra. Maria Verônica Câmara Santos, com participação na elaboração de textos deste material, das médicas, Dra. Vera Morais e Dra. Fabiana Aragão.

O encontro só possível graças à iniciativa do Laboratório ZODIAC, que entendendo a necessidade de conversar sobre o tema no serviço de oncologia, organizou o evento pela primeira vez neste formato.

“Diante da necessidade de conversamos sobre o tema no serviço, o ZODIAC considerou relevante fazermos este encontro”, pontua Kléber Chaves.

Notícias Anteriores