Quem nos ajuda a tornar tudo isso possível

Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer precisa de voluntários


06/03/2012

Atualmente com 80 voluntários, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC) precisa dobrar a equipe. A instituição recebe inscrição de interessados até dia 9 de março. Os selecionados terão a oportunidade de ajudar o GAC no trabalho de humanizar o tratamento de crianças com câncer e prestar assistência às famílias dos pacientes. O GAC completa 15 anos de história em 2012.

“Trabalhar é bom, se for com amor é melhor ainda”. É com essas palavras que Edney Correia resume a experiência de ser voluntária no Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC). Ela trabalha na instituição desde sua fundação. Agora, o GAC precisa de mais pessoas como ela. Com uma equipe de 80 voluntários, o GAC precisa dobrar esse contingente para realizar as atividades da melhor forma possível. A instituição recebe inscrições até dia 9, os interessados devem ter mais de 18 anos, ensino fundamental completo e disponibilidade para trabalharem quatro horas corridas durante a semana. Para se inscrever, o candidato deve ir ao GAC, que fica na Rua Arnóbio Marques, 310 em Santo Amaro.

Etiene Brito, coordenadora do GAC explica que os voluntários atuam em diferentes áreas como no refeitório, na brinquedoteca ou na enfermaria. Ela esclarece que os selecionados não vão atuar em serviços de saúde, mas no apoio a pacientes e famílias. Um exemplo do trabalho do voluntário será fazer o levantamento das necessidades das crianças e acompanhantes por materiais de higiene, montar esses kits e distribuí-los nas enfermarias. A seleção dos voluntários acontece em três etapas. Primeiramente, os interessados assistem a uma palestra sobre a instituição e sobre voluntariado. A segunda fase é uma palestra sobre o câncer infantil. Por fim, os interessados passam por uma entrevista. Uma vez selecionados, os voluntários passarão por todas as áreas do GAC durante um mês, acompanhados por um voluntário veterano. O objetivo é que o novato aprenda sobre o trabalho da instituição e perceba qual o trabalho com o qual ele mais se identifica.

Quase 80% da força de trabalho do GAC é formada de voluntários. A instituição funciona com recursos vindos exclusivamente de doações da sociedade e parcerias. “O voluntário é a força motriz do GAC, eles estão sempre conosco. São eles que fazem acontecer nossa missão de humanizar o tratamento de crianças com câncer, nosso papel é oferecer as ferramentas para esse trabalho”, afirma Etiene. A voluntária Edney só vê vantagens em sua história de 15 anos no GAC. “Amar, persistir e comprometer-me passaram a ser o lema da minha vida desde 1997 quando ingressei na carreira de voluntária da instituição”, diz.

Serviço:
Como ser voluntário do GAC
Inscrições: até 9/3
Local: GAC - Rua Arnóbio Marques, 310 em Santo Amaro
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h
Informações: 81 3423.7633 | 3423.7633

Notícias Anteriores