Quem nos ajuda a tornar tudo isso possível

08 de Abril: Dia Mundial de Combate ao Câncer


08/04/2011

Segundo dados do INCA, todo ano surgem no Brasil cerca de 10 mil casos novos de câncer em crianças e adolescentes até 19 anos, tendo como relevância social ainda um índice elevado de óbitos principalmente na faixa etária entre 5 e 14 anos. Uma das maiores contribuições para isto se deve ao diagnóstico tardio da doença, exigindo tratamentos mais agressivos que são capazes de deixar sequelas irreversíveis tanto físicas como emocionais.

É importante destacar que o diagnóstico precoce é a melhor arma contra o câncer infanto-juvenil e isto serve de alerta para os sinais e sintomas que, no início do câncer são semelhantes àquelas doenças comuns da infância. Com o diagnóstico precoce e os avanços no tratamento mais de 75% dos casos têm cura.

Os tumores malignos que mais acometem crianças e adolescentes são as Leucemias, Sarcoma de Ewing, Linfoma de Hodgkin e não Hodgkin, Retinoblastoma, Osteossarcoma, Tumor de Wilms e outros.

Portanto, com a proximidade da data comemorativa do DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER, 8 de abril de 2011, o GAC-PE convida a todos colaboradores, parceiros, voluntários e amigos a comungar conosco neste dia na divulgação desses sinais e sintomas de alerta ao diagnóstico precoce do câncer na criança e adolescente, a única ferramenta hoje disponível na prevenção desta doença.

(Texto: Dra. Vera Morais)

Notícias Anteriores