Quem nos ajuda a tornar tudo isso possível

Entendendo a importância de uma boa alimentação para pacientes com câncer


01/04/2011

No dia 31 de março é comemorado o Dia Mundial da Saúde e Nutrição, e por conta disso nos preocupamos em explicar à todos a importância de uma boa alimentação para os pacientes com câncer.

É importante lembrar os cuidados que esses pacientes devem ter com a alimentação, porque é muito comum sentir falta de apetite devido ao tratamento da quimioterapia, radioterapia ou cirurgia.

Durante o tratamento o organismo do paciente fica em desequilíbrio em detrimento das medicações ingeridas, e em consequência à esse desequilíbiro a perda de peso é frequente, tornando-se um dos primeiros sinais da desnutrição.

Outros sintomas que a má alimentação pode causar a esses pacientes são: unhas quebradiças, mal-estar, desânimo, cansaço e pele ressecada.
Na maioria dos casos de crianças e adolescentes com câncer a desnutrição se dá pelos seguintes fatores: estomatite, mucosite, alterações no olfato e paladar, náuseas e boca seca com dificuldades para engolir.

Por conta disso, é muito importante que esse paciente tenha acompanhamento de uma nutricionista para que os efeitos sejam minimizados.
De uma forma geral, é recomendável que o paciente coma alimentos gelados, como iorgutes, frutas, gelatinas e alimentos pastosos como purês, sopas e papas, evitando alimentos gordurosos, quentes, condimentados e ácidos.

Notícias Anteriores