Quem nos ajuda a tornar tudo isso possível

A importância do trabalho voluntário


14/01/2011

“É através do trabalho voluntário que a gestão das atividades da instituição é fortalecida, e é nesse momento que as habilidades e conhecimento profissional e pessoal em prol do outro são importantes. Qualquer ajuda é sempre bem vinda, uma vez que essa pessoa traga consigo o compromisso, solidariedade e a grande vontade de ajudar ao próximo sem esperar receber algo por isso.

“Os voluntários têm uma regulamentação para exercerem suas atividades. A Lei 9.608/1998, denominada Lei do Serviço Voluntário, define que a pessoa não gera vínculo empregatício, pois o trabalho é realizado em entidade pública ou privada, sem fins lucrativos, com objetivos sociais, no entanto, é exigido assinatura de termo de adesão para fazer parte da instituição que cada um escolhe para atuar”, explica a supervisora de voluntariado Adriana Castro.

É fundamental reconhecer que o trabalho voluntário vai muito além de um ato de doação e solidariedade, é um exercício de cidadania e co-responsabilidade social, que exige do voluntário compromisso, competência e atenção aos limites estabelecidos pela instituição, trecho do manual do voluntário que está disponível no site http://www.gac.org.br.

Notícias Anteriores