Quem nos ajuda a tornar tudo isso possível

GAC-PE realiza show para mostrar importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.


09/11/2009

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE) realiza, no próximo dia 22, o Encontro pela Vida, uma manhã lúdica no Parque 13 de Maio para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce no tratamento do câncer infanto-juvenil. A festa será animada por Patusco. A equipe Médica do Centro de Oncohematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) estará no parque para tirar dúvidas sobre a doença. O evento será realizado das 8h às 12h, e marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil (23 de novembro). A programação do encontro é destinada aos pacientes da instituição, aos familiares das crianças e ao público em geral.

A descoberta da doença em seu estágio inicial é crucial para combater a enfermidade na infância. Existem sintomas que podem servir de alerta para a presença dos tumores nessa faixa etária. São sinais que devem ser observados: o aumento dos gânglios (localizados no pescoço, axilas, peito, abdômen e virilha), sangramentos em diferentes locais do corpo (pele, gengivas, narinas, ao redor dos olhos ou na urina), dor de cabeça matinal acompanhada de vômitos, manchas brancas nos olhos, sinais azulados na pele, dor óssea que não é aliviada com analgésicos comuns, palidez acentuada, aumento do tamanho do abdômen, febre de origem indeterminada e perda significativa de peso em um curto período de tempo.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 70% das crianças acometidas por câncer podem ser curadas, se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados.

GAC – O GAC foi fundado em 1997, com o objetivo de humanizar a estadia e o tratamento de crianças e adolescentes internadas Centro de Oncohematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). OGAC-PE é mantido por doações de pessoas físicas e empresas, e conta com o trabalho de diversos voluntários.



Serviço:
Dia Nacional de combate ao Câncer Infanto- Juvenil – Encontro Pela Vida
Dia: 22 de Novembro
Local: Parque 13 de Maio
Horário: 8h às 12h


Notícias Anteriores