Quem nos ajuda a tornar tudo isso possível

Criança de 4 anos do Agreste Pernambucano vence o câncer e toca o “Sino da Conquista”


Criança de 4 anos do Agreste Pernambucano vence o câncer e toca o “Sino da Conquista”

07/12/2020

Para comemorar o fim do tratamento contra a Leucemia Linfoide Aguda, o pequeno José Miguel de Albuquerque, de apenas 4 anos, comemorou nesta segunda-feira (7), tocando o Sino da Conquista, no Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE). A ação significa o fim das sessões de quimioterapia e radioterapia, etapas importantes no enfrentamento à doença.

De acordo com a oncologista pediatra Vera Morais, que também é presidente da instituição, o sino simboliza a cura dos pacientes. “As badaladas do sino simbolizam a conquista e as perspectivas de cura aos nossos pacientes, que, ao serem diagnosticados com câncer, lidam diariamente com a dor física e emocional. Também é um momento que traz incentivo e esperança para as outras crianças”, explica.

Para a mãe do menino, Lucicleide Lira, que é moradora de Águas Belas, no Agreste pernambucano, esse é um momento importante. “Estamos encerrando o ano caminhando para a cura definitiva do meu filho. O GAC-PE sempre nos amparou com esperança e hoje, com a ajuda dos médicos e dos voluntários, tenho a certeza que uma criança pode vencer o câncer”.

Segundo o GAC, a Leucemia Linfoide Aguda ocorre quando a medula óssea produz células imaturas que se desenvolvem em glóbulos branco, podendo ser confundido com anemia. Na instituição, tocar o Sino da Conquista significa o fim das sessões de quimioterapia e radioterapia, etapas importantes no enfrentamento à doença. O pequeno José Miguel segue com o acompanhamento médico em consultas eletivas e exames.

Notícias Anteriores